O leite derramado

Blá, blá, blá, não se pode chorar em cima do leite derramado. Quem disse? Pois eu choro. Eu, hein?

Lembrei dessa frase porque minha filha chegou em casa com um livrinho que alugou na biblioteca do colégio. Como sempre, pediu-me para ler a historinha antes de dormir e eu fui lendo…Contava sobre uma menina que carregava um litro de leite e que fazia planos de trocar aquele leite por uma galinha, depois vender os ovos da galinha, depois fazer dinheiro, etc e tal. Uma empreendedora a personagem. Impressionante. O fim da história todo mundo conhece: a guria se empolga, sai saltitando, tropeça e acaba derramando o vidro de leite que carregava na cabeça.

Entenderam a mensagem? Sim, é preciso ter foco. É preciso cuidar do que se tem. Muitas vezes é preciso fazer uma coisa de cada vez para que se obtenha êxito. Foi exatamente isso o que eu expliquei à minha filha, pois a frase final do livro eu fiz questão de não ler. Era a seguinte: “Viram? Por causa de seus sonhos, a menina perdeu a única coisa que tinha.” Como assim? Se eu falo uma coisa dessas para Rafaella, é capaz de ela achar que sonhar é ruim!

E às vezes acontece sim de chorarmos em cima do leite derramado. Depois, aprendemos com os erros e seguimos em frente, mas nunca, nunca, nunca sem deixar de sonhar novamente.

4 Comments

  1. Posted 02/09/10 at 6:12 pm | Permalink | Responder

    Acho que de repente não foi o que o escritor quis dizer com essa frase… (Espero!) Mas que ela foi infeliz, foi, né? De repente algo no estilo: Por causa das suas “distrações” ela não deu valor para aquilo que já tinha em mãos.

    Mas eu acho que nada se atinge na vida sem sonhos! Se não a gente vira igual o hamster, correndo apressado numa rodinha, indo para lugar nenhum. (se bem que deve emagrecer.) :P

  2. stellarivello
    Posted 02/09/10 at 6:26 pm | Permalink | Responder

    A mensagem era boa, mas a frase foi infeliz para uma criança ler. As ilustrações, porém, eram muito boas! Era engraçado ver a garotinha imaginando as coisas, deixando de andar e começando a saltitar de empolgação. Mas como diz uma frase que eu colei lá no Twitter: I tuoi sogni non possono avverarsi se non ti svegli. :)

    • Posted 02/09/10 at 6:28 pm | Permalink

      esqueceu do botãozinho reply, né maninha? :D

    • stellarivello
      Posted 02/09/10 at 6:37 pm | Permalink

      Putz! Sempre esqueço. Sabe, eu pensei uma frase mais atual para o fim desse livro: “Viram? Por causa do Twitter, do Facebook, do Blog e do Orkut, a menina perdeu a única coisa que tinha: sua sanidade”.

Comente

Required fields are marked *

*
*

