O poder de uma obra de arte

Hoje estava lendo o Corriere della sera e vi a notícia de que a casa-museu de Modigliani estava fechada. Agora imagine que você é apaixonado pelo Expressionismo e decide ir a Livorno especialmente para ver a tão sonhada obra que admira. Daí você chega lá todo faceiro e descobre que por causa da briguinha política de 2 irmãos, o museu está fechado! É o típico caso de quando o pernilongo vai embora: o fim da picada!
Il bacio - Chorei quando vi!

Il bacio - Chorei quando vi!

Quem gosta de arte e se identifica com determinado artista ou obra em particular, sabe do que estou falando. Dentre tantas pinturas e esculturas que vemos nos livros, há sempre aquelas especiais que despertam o desejo de saber mais sobre ela, de ver de perto. Há quem sofra com essas minhas paixões e agora lembrei da vez arrastei minha irmã e meu cunhado por Roma inteira procurando uma igreja que tinha uma escultura de Bernini e também da vez que arrastei minha filhinha para um museu em Padova porque eu “precisava muito” ver um afresco de Giotto (coitadinha, depois, para compensar, passei o dia passeando com ela e tomando muitos e muitos sorvetes!).

Eu gosto muito da pintura “Il bacio” do Francesco Hayez. Está na Pinacoteca di Brera, em Milão e a primeira coisa que fiz quando cheguei na cidade foi ir correndo ao museu para vê-la pessoalmente. Tirei o dia inteiro só para ver esse quadro. Na hora em que finalmente estava frente a frente com Hayez, fiquei paralisada, arrepiada, sem palavras. Fiquei ali uns 50 minutos só contemplando a “minha” pintura.

Se eu chegasse lá e o Museu estivesse fechado, meoooo deooos, medo de mim! Já vejo até a manchete nos jornais: “Giovane donna arrestata dopo lite con poliziotti a Brera”,  “In galera perché voleva Il bacio “, “Il bacio l’ha fatta impazzire” e por aí vai…

One Comment

  1. Posted 25/08/09 at 9:07 pm | Permalink | Responder

    Perceba a diferença entre nossos sonhos: você queria ver “o beijo” e eu queria ver “o grande masturbador” do Dali, hehehe. Aliás foi na espanha que vi os quadros que mais me emocionaram. Além deste do dali, adorei ver a guernica e as meninas :)

    E queria deixar aqui a minha reclamação que, diferente da rafa, eu não ganhei nenhum sorvete pós-alugação. Hmpf. Tá anotadinho aqui, ok?

Comente

Required fields are marked *

*
*

