Destination Calabria

Bom, acho que todo mundo que está lendo esse blog sabe que a Itália é uma península em forma de bota, não? Pois bem, o que nem todo mundo sabe é que há regiões italianas muito lindas, mas que geralmente estão fora de nossos roteiros. Uma delas é a CALÁBRIA, a pontinha da bota.

Em 2006 eu tive uma espécie de surto desequilibrio emocional, então tranquei meu mestrado na UFSC e fui para a Itália desestressar. Obviamente, como essas coisas não têm hora para acontecer, eu não tinha muito dinheiro para viajar, então foi tudo em cima da hora e aos trancos e barrancos.

Depois de ficar um mês lá aprimorando meu italiano, eu ainda tinha 15 dias e nenhum dinheiro. Daí me ligou o Massimo, (italiano amigo de longa data da Dani, que é minha amiga de longa data) e perguntou se eu queria ficar esses 15 dias na Calábria com a família dele. Bom, eu já estava meio surtada, né? Então eu fui! Depois de 15 minutos já éramos melhores amigos. Realmente a Dani nunca iria me colocar numa furada.

Eu colhendo azeitonas!

Eu colhendo azeitonas!

Fiquei 2 semanas na Calábria, uma região belíssima, onde pretendo voltar muitas e muitas vezes. Além das belezas naturais, o que deixa o lugar ainda mais especial são as pessoas. Todos são muito amáveis e têm um coração enorme. Me acolheram como se eu fosse da família mesmo. Um dia estávamos indo à missa e um dos velhinhos (daqueles que têm uns 90 anos pra mais) falou para o Massimo: “Tua sposa è molto bella!”. Eu surtei, falei pra ele: Massimo, avisa AGORA que eu não sou tua esposa!! Ele riu um monte, daí chegou para o grupo de velhinhos e disse que eu era muito bem casada e que era só uma amiga. :S

Mas tirando isso, até que foi bom ter o Massimo ao lado, porque assim ninguém chegava perto de mim. Acho que pensavam que ele era meu pai (ok, qdo ele ler isso, vai me matar). Mas é sério!! Se um italiano encarna em ti, acredite, nunca mais vc vai ter paz. Vc diz “não” e eles entendem “sì, amore mio“. Um dia eu estava comprando doces numa pasticceria e o rapaz que estava me atendendo começou a me cantar. De repente só escuto um grito: “STELLA! TI STO ASPETTANDO!” Hhauahua, era o Massimo fazendo uma cena só pra deixar o guri apavorado! Ai, eu ri muito! Foram ótimas férias! Melhores que qualquer calmante ou antidepressivo.

A Calábria é “o” lugar! Com direito aos velhinhos no banco da praça, ao mafioso local (sempre muito simpático), às mammas, às fofocas que a mulherada italiana adooooora fazer, aos mercadinhos, praias com pedrinhas e não areia, bronzeado “cenoura” e muito mais! Conheci até o sobrinho da Cicciolina! É diversão garantida.  Quem fez aquela música “destination calabria” deve ter passado o verão lá. :D

Comente

Required fields are marked *

*
*

